Eparrei Minha Mãe Iansã!

IANSÃ
Salve o Dia 04 de Dezembro!
Eparrei Oyá!
Mitos, Lendas, Associações e Principais Características
Senhora da Tarde, Dona dos Espíritos, Senhora dos Raios e das Tempestades.
Oyá, mais conhecida no Brasil como Yansã, foi uma princesa real na cidade de Irá, na Nigéria em 1450a.C.. Sobrinha-neta do rei Elempe e neta de Torossi(mãe de Xangô), conquistou com valentia, coragem e dedicação seu caminho para o trono de Oyó.
Conhecedora de todos os meandros da magia encantada, nunca se deixou abater por guerras, problemas e disputas.
Foi mulher de seu primo Xangô e ajudou-o a conquistar vários reinos anexados ao Império Yorubano. Porém, abandonou-o em defesa de sua cidade natal, disposta a enfrentá-lo.
Oyá recebeu, de Olorun, a missão de transformar e renovar a natureza através do vento, que ela sabe manipular. O vento nem sempre é tão forte, mas, algumas vezes, forma-se uma tormenta, que provoca muita destruição e mudanças por onde passa, havendo uma reciclagem natural. Normalmente, Oyá sopra a brisa, que, com sua doçura, espalha a criação, fazendo voar as sementes, que irão germinar na terra e fazer brotar uma nova vida. Além disso, esse vento manso também é responsável pelo processo de evaporação de todas as águas da terra, atuando junto aos rios e mares. Esse fenômeno é vital para a renovação dos recursos naturais, que, ao provocar as chuvas, estarão fertilizando a terra.
Divindade eólica, sopram os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva, relação comum em todas as mitologias.
Apesar de dominar o vento, Oyá originou-se na água, assim como as outras yabas, que possuem o poder da procriação e da fertilidade. Está relacionada com o número 9, indicativo principal do seu odú.
Oyá está associada ao ar, ao vento, a tempestade, ao relâmpago/raio (ar+movimento e fogo) e aos ancestrais (eguns). Na Nigéria ela é a deusa do rio Niger. É a menina dos olhos de Oxalá, seu protetor, e a única divindade que entra no Ibalé dos Eguns(mortos).
Oyá tem ligações com o mundo subterrâneo, onde habitam os mortos, sendo o único orixá capaz de enfrentar os eguns. Entre as individuações da multifacetária Iansã, uma delas é como Deusa dos Cemitérios.
Impetuosa, guerreira e de forte personalidade, é reverenciada no culto dos eguns. Em yorubá, chama-se Odò Oyà.
Oyá, em tempos remotos, era patrona (ou matrona) de uma sociedade secreta feminina, que cultuava os ancestrais (pessoas já desencarnadas pertencentes à religião), que denominamos Egungun. Foi o orixá Ogun que conseguiu acabar com a primazia das mulheres nesse culto, que passou a ser exclusivamente masculino. Mas, apesar disto, Oyá ainda é reverenciada nessa sociedade.
Oyá, segundo a mitologia, é um orixá muito forte, enfrentando a tudo e a todos por seus ideais. Não aceita a submissão ou qualquer tipo de prisão.
Faz parte de sua indumentária a espada curva (alfanje), o erukere, que usava para sua defesa, além de muitos braceletes e objetos de cobre.
Sua dança é muito expansiva, ocupando grande espaço e chamando muita atenção.
Duas espadas e um par de chifres de búfalo representam a imagem de Oyà.
Suas contas são vermelhas ou tijolo, o coral por excelência, o monjoló (uma espécie de conta africana, oriunda de lava vulcânica).
Seus símbolos são: os chifres de búfalo, um alfanje, adaga, eruesin [eruexin] (confeccionado com pelos de rabo de cavalo, encravados em um cabo de cobre, utilizado para "espantar os eguns").
Com Oxalá aprendeu sobre o uso do raciocínio e o dom da paciência. Por isso ela não desiste facilmente de seus objetivos, sabendo esperar o momento certo para conquistá-los.
Oyá é puro movimento. Não pode ficar parada, para não extinguir sua energia. O vento nunca morre, ele está sempre percorrendo novos espaços.
Arquétipo
Arquetipicamente, Iansã é a mulher guerreira que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os filhos de Iansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo.
Costumam ver guerra em tudo, sendo portanto competitivos, agressivos e dados a ataques de cólera. Ao contrário, porém, da busca de certa estratégia militar, que faz parte da maneira de ser dos filhos de Ogum, que enfrentam a guerra do dia-a-dia, os filhos de Iansã costumam ser mais individualistas, achando que com a coragem e a disposição para a batalha, vencerão todos os problemas, sendo menos sistemáticos, portanto, que os filhos de Ogum.
São quase que invariavelmente de Iansã, os personagens que transformam a vida num buscar desenfreado tanto de prazer como dos riscos. São fortemente influenciados pelo arquétipo da deusa aquelas figuras que repentinamente mudam todo o rumo da sua vida por um amor ou por um ideal. Faz parte dos filhos de Iansã a maior arte dos militantes políticos não cerebrais por excelência. Ao mesmo tempo, quando rompem com uma ideologia e abraçam outra, vão mergulhar de cabeça no novo território, repudiando a experiência anterior de forma dramática e exagerada, mal reconhecendo em si mesmos, as pessoas que lutavam por idéias tão diferentes. Talvez uma súbita conversão religiosa, fazendo com que a pessoa mude completamente de código de valores morais e até de eixo base de sua vida, pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida.
Da mesma forma que o filho de Iansã revirou sua vida uma vez de pernas para o ar, poderá novamente chegar à conclusão de que estava enganado e, algum tempo depois, fazer mais uma alteração - tão ou mais radical ainda que a anterior.
O temperamento dos que têm Oyá como Orixá de cabeça, costuma ser instável, exagerado, dramático em questões que, para outras pessoas não mereceriam tanta atenção e, principalmente, tão grande dispêndio de energia.
São do tipo Iansã, aquelas pessoas que podem ter um desastroso ataque de cólera no meio de uma festa, num acontecimento social, na casa de um amigo - e, o que é mais desconcertante, momentos após extravasar uma irreprimível felicidade, fazer questão de mostrar, à todos, aspectos particulares de sua vida.
Como esse arquétipo que gera muitos fatos, é comum que pessoas de Iansã surjam freqüentemente nos noticiários. Ao mesmo tempo, é um caráter cheio de variações, de atitudes súbitas e imprevisíveis que costumam fascinar (senão aterrorizar) os que os cercam e os grandes interessados no comportamento humano.
Os Filhos de Iansã são atirados, extrovertidos e chocantemente diretos. Às vezes tentam ser maquiavélicos ou sutis, mas só detidamente. A longo prazo, um filho de Iansã sempre acaba mostrando cabalmente quais seus objetivos e pretensões. Eles têm uma tendência a desenvolver vida sexual muito irregular, pontilhada por súbitas paixões, que começam de repente e podem terminar mais inesperadamente ainda. São muito ciumentos, possessivo, muitas vezes se mostrando incapazes de perdoar qualquer traição - que não a que ele mesmo faz contra o ser amado. Ao mesmo tempo, costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos ara seu círculo mais íntimo.
Um problema, porém, pode atrapalhar tudo: a inconstância com que vê sua vida amorosa; outros detalhes podem também contaminar os aspectos profissionais.
Todas essas características criam uma grande dificuldade de relacionamentos duradouros com os filhos de Iansã. Se por um lado são alegres e expansivos, por outro, podem ser muito violentos quando contrariados; se têm a tendência para a franqueza e para o estilo direto, também não podem ser considerados confiáveis, pois fatos menores provocam reações enormes e, quando possessos, não há ética que segure os filhos de Iansã, dispostos a destruir tudo com seu vento forte e arrasador.
Resumo
Sincretismo: Santa Bárbara
Suas cores: vermelho e coral
Saudação : Eparrei!
Seu dia : Quarta-feira
Comida predileta: acarajé, milho temperado com camarão e azeite de dendê.
Frutas e verduras: manga rosa, uva vermelha, maçã, cenoura, quiabo.
Plantas: espada de Iansã (borda amarela) e bambu.
Elemento: fogo e ar
Festa: 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara, com quem está identificada.
Pedras: rubi, coral, granada.
Fonte de pesquisa:

Comentários

Isabela Lacerda disse…
Passeando pela net em busca de leituras sobre Iansã encontrei esse texto seu e não pude deixar de comentar.
Muito boa essa descrição, me identifiquei bastante com várias passagens dela.
Como hoje é dia de Iansã, que ela nos proteja e nos dê sempre força!
Unknown disse…
Olha realmente quem descreveu Yansã, está corretíssimo, todas essas características sitadas são verídicas eu sou de Yansã,e sou td que está escrito nessas linhas..tenho orgulho e ser filha desse orixá lindo e poderoso Eparréi Oyá!Um bj Ekede Ariane
Unknown disse…
PARABÉNS PELAS BEM TRAÇADAS LINhAS... ORIXÁ LINDO E PODEROSO! QUE NOS PROTEJA SEMPRE! BEIJO,VANIA!
meire disse…
Parabens e salve minha mãe Iansã,querida e protetora.Que Ela abençoe a todos...
gomes disse…
Eu amo todas as entidades mas confeço que tenho medo de algumas delas. mas parabens
Anônimo disse…
daniela minha mae iansa e linda mesmo eparei minha mae iansa te amo demais
Unknown disse…
Eu me identifiquei muito c/ as características, mas confesso que é bem difícil ser filha desse orixá. Admiro as pessoas que a entendem e a amam, mas eu estou em conflito, acho ela muitas vezes cruel....
Quem sabe ela não é assim, sou eu que tenho que passar ´por certas provações...sei lá...
Nat disse…
Olha, passei dois anos da minha vida, vegetando em uma cama e um mes enternada pq os medicos axavam q eu era bipolar, com depressâo maior, depois q fui procurar esse meu otro lado, percebi q nao sou doente nd, e fico muito feliz de ter me encontrado e ser espelho de uma guerreira....sei q p nós e normal,mais quem sofre c nossas variaçõe, sâo q esta por perto...bom, como dizia um amigo meu, nos temos dois animais dentro da gente, no meu caso eu tenho um cordero e um leopardo, e certa vez eu perguntei q no final ia vencer e conseguir me estabilizar, ele me respondeu: AKELE Q VC ALIMENTAR...mais no sabemos q com td esa furia dentro da gente, por mais q tente, vai ter sempre ela nos protegendo...fico felliz por ter aceito meu distino....
Anônimo disse…
Me enquadro em quase todas estas características.. incrível!!!
Anônimo disse…
Uma pessoa me disse que eu sou filha de Insâ, e que eu deveria procurar saber mais sobre este ser e suas características.Agora entende toda a minha maneira de ser pois sou muito parecida com tudo de Insã.Agora tenho certeza de que preciso estudar mais prá saber lhe dar com a minha personalidade.
Anônimo disse…
SOU FILHA DE OYA E ME ORGULHO DISSO.TEMPERAMENTAL,DIRETA,DETERMINADA. PARA CONSEGUIR O QUERO SOU DOCE MEIGA MAS SE PRECISO FOR SOU VALENTE.
Unknown disse…
todos os orixas são de extrema emportancia , cada um com sua demanda , salve a mãe iansã , senhora da lei guerreira de aruanda.
Anônimo disse…
eparrei yansã este orixa é maravilhosa corajosa
Adriana Galhardi disse…
Olá... Uma informação no resumo me deixou em dúvida. Sou baiana filha de Oyá, já vi a feitura do acarajé com feijão branco batido e nunca com milho... será que são aceitas as duas opções!
Um abraço,
Adriana Galhardi
Grazielle disse…
Eparrei mãe Iansã!
Muita coisa realmente bate com minha personalidade! Eu já pensei ser bipolar também, mas hoje sei o porque de tanta mudança de temperamento!
Porém, essa força que vem de nossa mãe Oya é que nos faz ir em frente e lutar na guerra de viver cada dia de nossas vidas!
Que hoje [4/12/2009] e sempre nossa mãe e rainha Iansã nos proteja e nos dê força!
Eparrei guerreira, senhora dos ventos! Eparrei Iansã, minha mãe!
Anônimo disse…
sua descrição sobre minha santa de ori, está corretíssima, tudo isso sou eu mesma, PARABÉNS MINHA GUERREIRA, SALVE SUAS FORÇAS E SEU GRANDE DIA........
Eparrê minha Deusa disse…
Salve...
Essa guerreira é valente mesmo. Sou filha dela e luto até o final e não de deixo abater nunca.
Demetrio Mota disse…
É incrivel, sou umbandista desde os sete anos, a pouco tempo descobri que sou filho de Iansã, eu sou tudo que esta escrito sobre filhos de Iansã, toda a minha personalidade, não muda nada.!!
Demetrio Mota disse…
Sim, eu filho de Iansã!!
rombona de iansa disse…
sou de iansa tambem e ouço dizer muito q ela nao nos da sorte no amor sera q e verdade beijos desde ja saudando minha mae protetora a dona dos meus passos eparrei matamba!!!!!!!!!!!
rombona de iansa disse…
sou de iansa tambem e ouço dizer muito q ela nao nos da sorte no amor sera q e verdade beijos desde ja saudando minha mae protetora a dona dos meus passos eparrei matamba!!!!!!!!!!!
jane disse…
Olá!!!sou filha de Iansã,tmb tinha dúvidas quanto ao meu comportamento.
Ela é minha orixá de cabeça e agora entendo minha personalidade
instável mas ao mesmo tempo corajosa e determinada.
me sinto bem comigo mesma pq a muito tempo queria saber de quem eu era filha.
Que nossa mãe neste novo ano que está chegando nos fortaleça cada vez mais.Que seus ventos deliciosos soprem nossas mentes e nossos corações.
Eparrei minha mãe e que Oxalá nos ilumine e proteja.
Thatiana disse…
Incrível, se eu tinha alguma dúvida, agora eu tenho toda a certeza não tem outra discrição melhor. muito obrigada e parabéns!
Adoro ser filha dela, agora entendo tudo que acontece comigo, bjs a todos Feliz 2010
Thatiana disse…
Incrível, se eu tinha alguma dúvida, agora eu tenho toda a certeza não tem outra discrição melhor. muito obrigada e parabéns!
Adoro ser filha dela, agora entendo tudo que acontece comigo, bjs a todos Feliz 2010
Selma Reis disse…
Eu adorei tudo o que eu li mas é tudo o que eu sou e foi a força que Iansã tem que mim ajudou a superar tudo que passei no ano passado a minha mãe é tudo de bom na minha vida e de quem confiar e crer nela muito obrigada Iansã.02
Buiu disse…
Tudo q foi escrito em relaçào a minha màe yansa e a nòs filhos de yansa e verìdico , sou filho de yansa a 7 anos tenho mto orgulho de minha mae ...
NANA disse…
A QUATORZE ANOS ATRÁZ QUANDO DESCOBRIR QUE ERA FILHA DE IANSÃ,ESTAVA GRÁVIDA E SOZINHA, NÃO SABIA O QUE ME AGUARDAVA NEM POR QUE ERA FILHA DELA.HOJE APÓS VARIAS BATALHAS TRAVADAS E VENCIDAS EU SEI PORQUE SOU GUERREIRA ,POIS SOU FILHA DE UMA.NÃO RECLAMO NEM MAL DIGO,QUANTO MAIS BATALHAS MELHOR.EPARE MINHA MÃE!!!!!
Anônimo disse…
sou filha de Yansã mais entrei nesta pagina e me identifiquei mais ainda porque fala todos os meus jeitos e reações,sou gerreira e não dessisto nunca de meus objetivos e venço todas as minhas batalhas pois tenho yansã como meu orixá de frente e yemanja o que me tornar mais forte e guerreira e estou me preparando para ser uma ialorixa e muitos dizem que serei uma boa ialorixa!!!!!!
que minha mãe yansã me proteja e proteja todos os filhos que são fieis e segem o que ela quer!!!!
Anônimo disse…
sou filha de Yansã mais entrei nesta pagina e me identifiquei mais ainda porque fala todos os meus jeitos e reações,sou gerreira e não dessisto nunca de meus objetivos e venço todas as minhas batalhas pois tenho yansã como meu orixá de frente e yemanja o que me tornar mais forte e guerreira e estou me preparando para ser uma ialorixa e muitos dizem que serei uma boa ialorixa!!!!!!
que minha mãe yansã me proteja e proteja todos os filhos que são fieis e segem o que ela quer!!!!
Anônimo disse…
Conheci uma pessoa conhecedora do assunto e a mesma me falou q sou filha de Iansã, fiquei interessadíssima e curiosa, então resolvi entrar na net para buscar alguma coisa, então encontrei essa página que me deixou facinada e convicta que sou mesmo filha dela e com muito orgulho,pois me identifico mto com ela e com sua força, meu jeito, reações, sou guerreia, lutadora e ñ desisto diante às dificuldades q são muitas, sou meiga , sensível e carinhosa, mas se preciso for sou valente, qdo quero uma coisa se for preciso ter paciência, tenho e vou até conseguir. Salve minha mãe Iansã, eparrei minha mãe.
Unknown disse…
Eparrei Oyá!
Salve minha mãe Iansã,Rainha dos raios e dos trovões!

Tenho Orgulho de ser filha de Iansã e Xango ;
inacio disse…
Sou filho de Iansã,e prá mim ela é mais do que minha mãe,é também a minha protetora e guia,sempre me dando a direção na hora certa.Parabenizo o blog é sensacional.EPARRÊ minha mãe.
Tatiane disse…
Depois que descobri que sou filha de iansa minha vida mudou
entrei em sintonia com minha mae e as coisas estao acontecendo tenho orgulho de ser filha de iansa essa linda orixa eparrei iansa
que minha mae possa com sua força cada vez mais me fazer uma guerreira como ela e vencer todas as demandas senhora mae iansa abençoe todos os seus filhos eparrei oya !!!
Flávia Motta disse…
Parabéns Iansã ...
hj é o seu dia ...
Anônimo disse…
Salve Iansã!!!


Paz e amor a todos!!!


Saravá!
Anônimo disse…
IANSÃ É A VERDADEIRA DEUSA DOS ORIXÁS!
EPARREI OYA!
Silvia disse…
Obrigada por toda esta biografia de minha mãe INHANSÃ. Me sinto sua filha, sinto sua presença comigo, mas confesso que pouco sabia dela até encontrar teu site com este texto maravilhoso que expressa exatamente como sou, e como ela é.
wulf de XANGÔ AGANJÚ disse…
muito linda.
muito Deusa.
amo a mãe oya/iansã.
pois é minha passagem.
epairrei oya!
bjs a todos
Eparrei Iansã ! saravá
salve mamãe, eu sou igual a ti, e não fujo de minhas batalhas pq eu sou guerreiro.
senhora dos ventos e da chuva
td q tu gosta ou detesta eu tb sou assim, e soube q era filho de ti, e então hj me comprieendo e entendo, me orgulho de ti, obrigado Oyá.
Anônimo disse…
Com certeza sou sua filha, mãe querida, tenho a sua garra , a tua força, não fujo das lutas e sou amorosa e guerreira. Te amo, minha vida, minha melhor amiga, meu tudo!!!!
VirginiaOrtiz disse…
Minha bebida prefeirda - hampagne.
Minha cor preferida - Vermelho.
O que mais gosto na natureza - Temporal no meio da tarde, onde o dia passa a ser noite.
Dia de Chuva - Abro todas as janelas da minha casa, fico nun assanho só.
Cor do cabelo - Fogo.
Dia ou noite - Noite.
Amo Dançar, beijar na boca.
Apaixonada por um filho de Xango.
São Jorge guarda a minha casa.
Meu Filho nasceu no dia 30 de setembro.
Me considero uma legitima filh de IANSÃ.....
A AMO, A VENERO E ACREDITO EM TODOS OS SEU PODERES;;;
Por finl gosto de uma bruxariazinha, fazer uns feiticnhos com Ogum....Sem mal nenhum, só pro amo....Coisas d uma filha de Iansa
ã?Ogum....
Maia Devi RJ disse…
Olá pai Caio,
Fascinante o seu texto, me identifiquei muito com ele pois sou filha de inhansã, o senhor escreve de uma forma simples e objetiva, deixando a nossa compreeenção mais fácil. Muito obrigada por compartilhar com a gente seus conhecimentos.
Um grande abraço.
Anônimo disse…
tenho certeza que sou filha de iansa,esse texto me descreve como sou,tudo encaixa diretinho,adorei..
Anônimo disse…
Eparrei Oiá... Nossa Sou Filha de Iansã com Orgulho!!! me indentifiquei demais com texto


Realmente bate todas as conclusoes citadas ... tem aver bastante comigo...
Elisiane Ferreira disse…
sou filha de iansã sou muito orgulhosa disso,entreguei minha vida a ela,eparrei minha mãe querida!
Unknown disse…
Sei q sou filha de yansã e isso me facina e me da medo,as vezes me acho pervesa e lidar com esse aspto é muito dificil mas amoooo minha mãe (eparrei yansã).
Anônimo disse…
EU SOU FILHA DE IANSA,SOU FACINADA AMO MEUS ORIXAS.
MEUS PAIS ESPIRITUAIS SAO IANSA E OGUM,MEU TERCEIRO SANTO AINDA NAO SEI.
EMPARREI MINHA MAE
Anônimo disse…
oi adorei a descriçao do texto sou filha de IANSÃ E ADORO SABER TUDO SOBRE ELA MAIS GOSTARIA TE TER CONHECIMENTO DE SUA HISTORIA POR INTEIRA
Ogã Apache - SP disse…
Muito instrutivo as indicações, pois tenho um dos piores cruzamentos de Orixás, segundo as minhas entidades:
Iansã - Cabeça
Ogum Rompe-Mato - Frente
Oxóssi - Costas (hereditário)

Personalidade e gênio fortíssimos... rsrsr
As vezes, quem salva e controla meu ímpetuo é pai Oxóssi por que o gênio de mãe Iansã e a personalidade de pai Ogum são muito influentes que as vezes nem pai Oxóssi segura.
Amei a descrição !!!
Anônimo disse…
gostaria de saber quem e a mãe de iasãn
ALESSANDRA disse…
DESCOBRI RECENTEMENTE QUE SOU FILHA DA GUERREIRA MAE IANSÃ....ME IDENTIFICO MUITO COM ELA,MAS MEU AVÔ DE SANTO ME DISSE QUE A QUALIDADE DA MINHA IANSA É BARU....PROCUREI MAS NÃO ACHEI NADA SOBRE ELA;;;;;ALGUÉM PODE ME AJUDAR.....
Anônimo disse…
Bom....meu nome eh francyne e sou filha de Yansã...realmente voce me descreveu direitinho....sou maravilhosa quando quero...mas tambem destruo quando preciso...nao gosto de estar sozinha...mas nao gosto de estar presa...gosto do drama...sou fiel aos meus amigos.....e cruel com inimigos...nao guardo magoas...fui batizada no terreiro de Yansã e pai Ogum com poucos meses de vida...e ateh hoje nao fui em nenhum terreiro...mas tenho minha mae Yansã em minhas veias...
Anônimo disse…
NOSSA HJ EU PERCEBI TUDO QUE ACONTEÇE COMIGO SE PAREÇE MUITO CO AS COISA DELA NOSSA CHEGO FICA ATE ARREPIADA COM TUDO ISSO HJ EU SEI QUE SOU FILHA DE IANSA TENHO CERTEZA
DANIELA C SILVA disse…
Nossa estava lendo sobre minha mãe Yansã e me identifiquei muito,principalmente na parte sentimental... do dia para noite quero e jogo tudo para o alto.. NÃO É FACIL.. mas adoro ser filha de Yansã e sei que esse tremos,turbilhão que fica dentro de mim, é porque ela esta me protegendo de todo mal,quero sempre que ela se manisfeste para minha proteção.
Tânia Santos disse…
"Salve mãe Iansã cada linha desse texto refere-se a algo que acontece comigo... muito lina minha mãe!!!!

Salve Santa Barbara!!!
kzinha disse…
eparrei oyá!!!sou filha da yansã e xango com muito orgulho.me identifico com tudo q eu li.é um orixá lindissimo e muito forte!!!!!!
Anônimo disse…
Eu ainda não conheço meu orixá, mas várias pessoas ttêm me dito que sou de Ianhasã, curiosa busquei informações na net e essa descrição me convenceu... vou buscar os búzios para confirmar, mas eu me vi ali, incrível!
walhiria maia disse…
Eparrey bela mãe te amo e sei que estas ao meu lado para uma evolução,seras minha defensora nesse e en outros planos cósmicos e por isso não me desviarei do seu doce olhar obrigada por todas as heranças que me passas para meu bem estar, as batalhas ao seu lado conquistei,te amo minha mãe.
julia disse…
soou fiilha de iansa siim
tenhuu muuito orgulho diisso....
Anônimo disse…
é incrivel como oa filhas de iansa sentem orgulho profundamente disso! gostaria de saber se alguma filha de iansa ja teve a certesa de ter influenciado no clima do tempo, eu tenho certesa que ja fiz uns duas tempestades ...um abraço a todos
Anônimo disse…
motumba a todos, poucas pessoas conseguem descrever tao bem um orixa ,que oxala e todos os orixas possam sempre abemçoar as palavras de quem escreveu para que possa sempre estar divulgando o espiritismo verdadeiro e sem eque. Que minha mae oxum abencoe a todos nathalia d oxum sao gonçalo rj
Anônimo disse…
Amo muito a minha mae ,tenho muito orgulho de ser filha de uma orixa tao linda e bela,eparrei minha bela oya...
Anônimo disse…
Tudo oq foi falado dos filhos de oya e verdade sou uma dela eparei oya beijos equede debora
Anônimo disse…
Soou Filha Dee Iansã Eh Tenho Orgulho Dee Seer....
Mee Indentifiquei Com Mt's Caracteristicas Dee Iansã....
Soou Umbasista...
Filha Dee Iansã Eparreí Oya ....
Luana Penha...

Postagens mais visitadas deste blog

Ai Ei Eiô, Mamãe Oxum!

Ciranda cirandinha