Denúncia da CCIR a ONU

Postado nas listas de discussão na internet por Pai Etiene Sales – membro da CCIR

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa faz denúncia de “ditadura” religiosa no Brasil ao Presidente do Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR - entrega hoje, em Brasília, ao Embaixador Martin I. Uhomoibai, presidente do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, relatório que denuncia o estado de “ditadura” religiosa promovida pelos neopentecostais no Brasil. O documento relata 15 casos atendidos pela CCIR que desenrolaram em 34 ações judiciais - no Estado do Rio de Janeiro -, além de 3 vítimas que vivem ameaçadas em suas próprias comunidades e 10 casos de intolerância religiosa em outros quatro estados. O relatório aponta a Igreja Universal do Reino de Deus como propagadora da intolerância religiosa no país.

O encontro ente os religiosos e o Embaixador acontece, reservadamente, às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Centro está abrigando a Conferência Nacional de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.

O objetivo é pedir ao Embaixador que designe um investigador para comprovar as denúncias e que seja elaborado um diagnóstico pela ONU. Outro objetivo é acelerar a realização do Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa pelo governo brasileiro.

O documento, produzido pelos próprios religiosos da Comissão, não trás estatísticas – que não existem. Toda documentação é feita por matérias publicadas na imprensa sobre as vítimas de intolerância religiosa e as formas de perseguição. O capítulo 3 trata do conflito entre as igrejas neopentecostais e a imprensa livre no Brasil, revela o domínio da mídia eletrônica pelos neopentecostais.

Uma copia do relatório também será entregue ao Secretário Executivo da Comissão da União Africana - Sr. Adama Samassekou (Presidente da Academia de Letras Africanas/ ACALAN); Presidente da Conferência de Lideranças em Direitos Civis – Sr. Wade Henderson e Membro do Comitê Internacional de Seguimento de Durban – Sra Epsy Campbell, além do Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim e Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares.

Mais informações:

Rosiane Rodrigues

Assessoria de Imprensa

Comissão de Combate à Intolerância Religiosa

Tel: 21.22733974 / 97958867 / 92905933

Para acesso ao teor completo do Relatório:

Clique aqui para download

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ai Ei Eiô, Mamãe Oxum!

Ciranda cirandinha

Eparrei Minha Mãe Iansã!